Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas confirmou ser um dos melhores eventos da região

De 15 a 20 de setembro os tradicionalistas viveram intensamente a cultura gaúcha.


João Chagas Leite na primeira noite do evento

Público prestigiou a oitava edição do Acampamento Farroupilha
de Getúlio VArgas

Patronese Lorena Fernandez. 

Grupo Vento Negro. 




Apresentação dos Grupos Nativistas. 

Oficina de encilha e cuidados com o cavalo. 

Oficina de chás caseiros e ervas medicinais. 

Oficina de brincadeiras gaúchas. 

        
         Durante seis dias, da 15 a 20 de setembro, os tradicionalistas de Getúlio Vargas viveram intensamente a cultura gaúcha, transmitindo conhecimentos e disseminando o amor por este chão. Ser gaúcho é um modo de vida. Por isso, o 8º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas desenvolveu uma intensa programação com grandes que levaram um grande público até o local do AF 2017. Entre eles: João Chagas Leite, Cristiano Quevedo, Grupo Cantar Galponeiro, Grupo Vento Negro, Grupo Fandango Serrano e Os Plucinski. O evento também contou com apresentações artísticas do DTG Galpão Nativo, DTG Laços da Amizade, CTG Getúlio Vargas e CTG Tropilha Crioula.
         A solenidade de abertura oficial foi realizada na sexta-feira, dia 15, com a presença de autoridades e a chegada da Chama Crioula, que foi entregue à Patronesse do 8º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, Lorena Maria Fernandez. O show de abertura foi de João Chagas Leite, com um grande público.
Com sua missão de educar para a cultura gaúcha e transmitindo conhecimentos, ao longo de todo evento, mais de 2.200 crianças oriundas de escolas públicas e privadas participaram das Oficinas Culturais, aprendendo mais sobre os valores do gauchismo. Durante a semana, elas participaram das seguintes oficinas: DTG Laços da Amizade: Laço na Vaca Parada; Lar da Menina: Chás caseiros e ervas medicinais; CTG Potro Xucro: Oficina do Chimarrão; CTG Getúlio Vargas: Encilha e cuidados com o cavalo; CTG Tropilha Crioula: Música Tradicionalista Gaúcha; Lions Clube: Ordenha; Rotary Club: Passeio a cavalo; Rincão Gaúcho: Jogos; Galpão da ARC-54: Brincadeiras do Folclore Gaúcho; Galpão Farroupilha: Museu; Galpão da AERT: Origem da linguagem gaúcha; Galpão da Ideau: Literatura Gaúcha e apresentação de minisséries.
Após o Desfile Farroupilha, realizado no dia 20 de setembro, a patronesse do 8º Acampamento Farroupilha  Lorena Maria Fernandez, procedeu a extinção da Chama Crioula, ao som do  Hino Riograndense. A solenidade de encerramento contou com a presença de autoridades.

A Comissão Organizadora responsável pelo evento esteve integrada pelo Executivo Municipal, através das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Desporto, Desenvolvimento Econômico – Departamento de Turismo, Obras e Saneamento, ACCIAS, CDL, MTG, CTGs: Getúlio Vargas, Potro Xucro e Tropilha Crioula, DTG Laços da Amizade, Faculdade Ideau, Lar da Menina, Rotary Club, Lions Clube, ARC - 54, Rincão Gaúcho, AERT, Galpão Farroupilha e Cavalgada da Integração.

Comentários